sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Gênesis

 

Bang Bang!

My baby shot me down...
Eu brincava de faroeste americano porque o faroeste americano era o que eu conhecia
Clint Eastwood, John Wayne, Billy the Kid!
Filme de viagem no tempo só americano também

Filme de ficção científica, de zumbi, de alienígena… Tudo americano.

Tecnologia americana, “espiritualidade” americana.
De volta para o futuro americano.

Eu conhecia a “América”, os Estados Unidos muito mais do que conhecia minha própria terra.

Cresci ouvindo que no meu futuro eu ia morar fora, ia casar com um americano.

Mas não… Eu nasci para morar aqui.

Cresci achando que o futuro estava em outro lugar, que o futuro era estar fora.
Mas o futuro é o nordeste, o futuro é do nordeste.
O futuro é de onde se morre mortemorridaoumortematada
Onde se vivemorteevidaseverina

Onde se come tapioca no café da manhã,

Macaxeira, pirão de queijo, feijão-verde, arroz-da-terra e farofa d’água no almoço

E no jantar, mungunzá.

Nesse nordeste, onde se chama por mainha e painho,
Onde Bumba meu boi morre e ressuscita todo dia,
Filho da história do tempo que corre em ciclos
Como a grande serpente que morde seu próprio rabo
A chamo de Boitatá.
O futuro é aqui, na batida da música que anuncia a chegada da cumadi fulôzinha
Onde o papa figo anda livre e se você não se comportar... O véi do saco te pega!
O futuro do nordeste é ter seus filhos de volta à casa
Depois de tentar fugir da seca e dosolderacharamulêraquenãodeixavocênempensar!

A diáspora inversa.
O futuro do nordeste é resistência na ponta do facão de Lunga
"Quem nasce em Bacurau é o que?"
"É gente."
Gente como todos os nordestinos espalhados pelo mundo afora.

O mundo é o futuro dos nordestinos e o futuro do mundo é o nordestefuturismo.
O mundo é do nordestefuturismo.